sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Igreja e a Associação Universitária Fides et Ratio




Muitos têm perguntado a mim ultimamente se somos contra o Concílio Vaticano II e contra as novas faces da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. A resposta é simples: Não!

Ao contrário de alguns apostolados que existem por aí e que divulgam idéias avessas ao Concílio Vaticano segundo e às frentes renovadas da Igreja, nós da Associação Universitária Fides et Ratio não somos contra nada disso, mas, como todo cristão coerente, somos contra todos os abusos e exageros que vêm ganhando espaço pela difusão realizada pelos lobos em pele de cordeiro.

Há certas práticas dentro da Igreja que são condenadas expressamente pela mesma tais como o sincretismo religioso, os sacrilégios, a falta de piedade, as posturas inadequadas dentro da Santa Igreja, etc. Isso inclui tocar o sacrário, falar mal de nossos sacerdotes (não confundir com denunciar às autoridades cabíveis os erros cometidos por eles), ficar conversando, rindo e trocando piadas nos Templos de Deus, fazer vista grossa para com a calamidade do próximo, tocar o ostensório sem estar autorizado, celebrar missas carregadas com doutrinas estranhas, pregar marxismo e outros.

Há coisas que as pessoas estão fazendo que não estão nas resoluções do Concílio Vaticano II e nem mesmo ficam subentendidas, mas as pessoas fazem assim mesmo numa tentativa de “aproximar” a religião das pessoas. Por um acaso se aproxima a Religião das pessoas afastando-a de Deus? Não seria melhor trazer as pessoas à dignidade da Santa Igreja sem cometer blasfêmias e heresias para adquirir “fiéis”? Cuidado, pois sua postura pode estar tirando Deus de seu movimento!

Por tudo isso é importante conhecer a sã doutrina, conhecer o que prega a Santa Igreja e qual é a sua história. E não há mais motivo para tanta desculpa não conhecer a doutrina da Santa Igreja por falta de oportunidade de estudar, pois hoje em dia já existem grandes sítios na internet que falam sobre nossa doutrina. O Catecismo, o Código de Direito Canônico, as Cartas Encíclicas e outros documentos podem ser encontrados no site oficial do Vaticano e em outros sites como o Portal Zenit e o Portal ACI Digital. Os sites Tradição Católica e Veritatis Splendor também trazem materiais de alta qualidade.

A Associação Universitária Fides et Ratio é uma associação conservadora. Prezamos muito o uso do latim, a missa em rito Tridentino, os documentos antigos da Santa Igreja, a Era Medieval e o Estado Teocêntrico, mas tudo isso dentro do que a Igreja defende. Não somos contra o Concílio Vaticano II e nem contra o papado, o que resume a dizer que não somos Sedevacantistas (“católicos” que não aceitam que são legítimos os Papas pós-Conciliares).

Vale dizer que nos simpatizamos com a Igreja de antes do Concílio Vaticano II, mas não somos contrários a Igreja de depois do Concílio, pois os Papas não se pronunciaram contra ela expressamente ordenando que se voltasse atrás. Não faremos jamais qualquer campanha contra a Igreja, mas sim, rezaremos para que seja feita a vontade de Deus sempre.

Assim, somos sempre submissos ao Papa, à Sagrada Eucaristia e à Nossa Senhora e qualquer coisa que nos for ordenada, será obedecida. Portanto, respondendo às perguntas que várias pessoas já nos fizeram, não somos contra o Concílio e nem contra as decisões do Papa. A princípio seguimos todas as recomendações dos mesmos e só passaremos a ser contra o Concílio Vaticano II se algum dia, algum Papa disser que tudo o que foi decidido nele deve ser retirado.

Concordar com o Concílio Vaticano II não significa, porém, que concordamos com sincretismos, falta de posturas adequadas, sacrilégios e tantos outros erros que os adeptos dos mesmos justificam com o Concílio, coisa que nem por um momento foi apoiado pela Santa Igreja.

Ad Majorem Dei Gloriam!

Eduardo Moreira.